Buscar
  • contatomdgeo

Hidrogeologia: processo fundamental para uma mineração segura e ambientalmente responsável

Um empreendimento minerário, em qualquer uma de suas etapas, se relaciona fortemente com a água. A disponibilidade hídrica, o fluxo de águas subterrâneas, os pontos de captação existentes, a capacidade de recarga do aquífero e outros tantos aspectos são fatores que interferem na atividade de mineração, quer seja em suas estruturas ou em seus processos.

Os temas relacionados à hidrogeologia têm figurado frequentemente na pauta não só de gestores e de técnicos, mas também junto à opinião pública. As conversas sobre a abundância ou escassez de água e o receio quanto a impactos desfavoráveis de atividades industriais na qualidade de recursos hídricos somam-se aos questionamentos sobre a interferência da água na segurança de estruturas como barragens e outras.

Nesse contexto, a definição, caracterização, gestão e monitoramento dos recursos hídricos assume uma relevância cada vez maior - desde a implantação, passando pela operação e chegando até o descomissionamento de qualquer empreendimento do setor.

O diretor de novos negócios da MDGEO, Maurício Bertachini participou, ao final de 2020, de evento sobre GeoPolíticas: barragens de rejeito e hidrogeologia na mineração. Maurício abordou o tema estudos hidrogeológicos nas fases de planejamento, operação e desativação de empreendimentos minerários.

Na sequência, quadro que mostra a metodologia de estudo para interação entre o ciclo das águas e a mineração bem como as atividades de hidrogeologia pertinentes em cada uma dessas fases.



Atividades de hidrogeologia no planejamento

- Levantamento da precipitação local (definição do ano hidrológico)

- Cadastro de pontos de água (poços e surgências)

- Cadastro de usuários de água

- Estudo de recarga do aquífero

- Elaboração do modelo hidrogeológico conceitual

- Caracterização hidroquímica e isotópica

- Elaboração do modelo hidrogeológico numérico ambiental

- Estudos de disponibilidade hídrica subterrânea

- Elaboração da rede de monitoramento


Operação de mina e hidrogeologia

- Operação da rede de monitoramento quali-quantitativa

- Locação e perfuração de poços de rebaixamento e monitoramento

- Estudos para definição dos parâmetros hidrodinâmicos

- Calibração do modelo hidrogeológico numérico operacional

- Simulações numéricas dos cenários futuros

- Hidrogeologia para estruturas (pilhas, cavas e barragens)

- Avaliação de disponibilidade hídrica (balanço hídrico)

- Amostragem de água subterrânea


Hidrogeologia de descomissionamento de mina

- Enchimento de cava

- Monitoramento quali-quantitativo

- Estudos ambientais


Todas essas atividades integram o portfólio de serviços da MDGEO. Há mais de 30 anos, a empresa trabalha com excelência e responsabilidade a gestão de recursos hídricos com destaque para sua aplicação no setor mineral.

Entregar soluções e conhecimento em hidrogeologia, contribuindo para a gestão sustentável de recursos hídricos é a nossa missão, afirma Maurício Bertachini. E para fazer isso sabemos que é preciso combinar conhecimento técnico, experiência prática com uma atitude responsável.

122 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo